Os departamentos de Tecnologias de Informação (TI) e os seus profissionais ganharam ainda mais destaque e visibilidade desde que o trabalho remoto começou há dois anos. No entanto, a tecnologia é uma questão pendente para muitas PME espanholas. De acordo com o Relatório de Digitalização das PME de 2021, publicado pelo Ministério da Economia e Transformação Digital, a percentagem de PME no sector grossista do comércio com especialistas em tecnologia voltou a cair em 2020, registando valores de 18,8%, o que representa -0,03 pontos percentuais. Esta é uma tendência que se replica noutros sectores, como o retalho, a indústria ou os transportes.
Um dos fatores que condiciona esta predisposição é a falta de recursos por parte das empresas, bem como a opinião de que não é um fator fundamental para o seu crescimento. Nada poderia estar mais longe da verdade: investir num parceiro de suporte de TI é a solução para impulsionar o crescimento económico da empresa.
Portanto, se uma organização não tem a capacidade de criar uma equipa profissional, pode optar por obter aconselhamento externo para proteger a sua infraestrutura digital. Neste caso, o que deve procurar uma PME numa empresa de TI?
Os desafios das TI das pequenas e médias empresas
Os desafios das pequenas e médias empresas evoluem à medida que a empresa cresce em dimensão e volume de negócios. Por conseguinte, o mais importante é garantir que os progressos que são feitos a nível tecnológico não constituam um problema no futuro. Para isso, é essencial ter um perfil líder e eficaz que ajude a aproveitar ao máximo as oportunidades, criando um crescimento sustentável para o futuro.
Num primeiro nível, os desafios mais comuns são:
- Ter os conhecimentos necessários para selecionar, manter e otimizar as soluções de TI certas para o negócio. Cada vez que as opções são maiores, por isso estar atualizado com as inovações é complicado e requer muito tempo que o empreendedor nem sempre tem. No entanto, é necessário tomar decisões sob um critério informado. À medida que cada vez mais aplicações são adicionadas e cada vez mais serviços são oferecidos, a integração com os sistemas e infraestruturas existentes torna-se mais complexa. O desafio é garantir que as aplicações trabalhem em conjunto (ou, no mínimo, que não entram em conflito) e garantir uma segurança adequada em todo o âmbito, a um nível que cumpra as suas obrigações e proteja o seu negócio.
- A vida útil do software e do hardware. Pode acontecer que, se tomarmos decisões sem bom senso, a vida útil dos produtos escolhidos termine e, portanto, a empresa deixe de receber apoio do seu fabricante. Um problema deste estilo pode ser um fardo significativo em termos de tempo e esforço, mas também para o orçamento da empresa.
- 3. Manter a informação segura. Hoje, os dados são tudo. Por isso, é essencial ter uma rede que ajude a equipa a fazer cópias de backup das suas informações, uma rede de proteção contra possíveis ciberataques e garantir transações seguras com os seus clientes. Qualquer falha a este respeito pode penalizar seriamente as PME, pelo que ter um suporte informático que garanta a sua segurança é um investimento a longo prazo.
Obter apoio para resolver os principais problemas tecnológicos das PME
Como mencionamos no início, as pequenas empresas podem não ter recursos para uma equipa de TI dedicada, mas pode sempre contar com ajuda externa. A contratação de uma equipa de soluções tecnológicas pode ser uma boa forma de criar uma estratégia de TI estável, especialmente quando as operações da organização ainda estão a ganhar forma. Os especialistas podem ajudar as empresas a determinar as necessidades da sua equipa, garantir o sucesso dos seus sistemas de produção ou operações no local de trabalho, e definir apoio estratégico que impulsiona o crescimento organizacional sem ser limitado por uma infraestrutura inflexível.
Em suma, o crescimento de uma PME depende de muitas decisões, e entre elas, encontrar soluções para o desafio tecnológico de hoje.