A prevenção de incumprimentos de pagamentos nas empresas é fundamental para evitar perdas econômicas que possam colocar em risco a continuidade operacional dos negócios. No atual contexto económico, caracterizado por um elevado nível de incerteza a nível global, em que o número de empresas que declaram insolvência ou entram em processo de concurso de credores aumenta mês após mês, torna-se essencial reforçar a gestão das operações comerciais.
As crescentes dificuldades de liquidez enfrentadas por muitas empresas estão a deteriorar a sua capacidade de cumprir os compromissos de pagamento, o que não afeta apenas a sua própria estabilidade financeira, mas também a dos seus fornecedores, gerando um efeito em cadeia que representa um risco significativo para o conjunto do tecido empresarial.
O atraso no pagamento compromete a sobrevivência da empresa
Os incumprimentos e atrasos são um dos principais problemas enfrentados pela maioria das empresas. Portanto, eles precisam implementar estratégias que lhes permitam gerir de maneira eficaz e oportuna. E embora as dívidas a receber possam representar ativos para as organizações, o problema está em negociar com organizações que não serão capazes de honrar os seus compromissos financeiros.
Para evitar o acima exposto, uma das melhores opções é ter uma boa assessoria, como o que é oferecido pelo Gerente de Crédito. Este profissional é capaz de traçar um plano de negócios eficaz e reduzir o incumprimento das empresa, bem como administrar de forma correta a gestão do risco de crédito, o que permite aumentar a segurança das operações.
Atualmente existe uma grande variedade de literatura sobre gestão de risco de crédito, permitindo que executivos, gestores e líderes em geral conheçam as principais estratégias para antecipar cenários de complexidade financeira, aumentando as taxas de recuperação e, com isso, aumentando a rentabilidade dos negócios.
Conselhos para gerir adequadamente os incumprimentos
Como diz o ditado: “melhor prevenir do que remediar”, neste caso a prevenção de incumprimento é fundamental para manter a estabilidade financeira de qualquer empresa. Nesse sentido, para gerir adequadamente as contas a receber, você pode contar com as seguintes estratégias.
1. Investiga os seus clientes potenciais
Além de gerar vendas, uma das chaves para o sucesso comercial é gerir corretamente as transações de crédito, a fim de evitar o incumprimento e manter o risco de crédito sob controle.
Portanto, antes de assinar qualquer contrato com um novo cliente, você deve certificar-se de que ele não conste de nenhum cadastro de atrasos ou tenha dívidas com a Administração Pública. Através da base de dados da Atlax, é ainda possível conhecer o comportamento de pagamento desse novo cliente, tanto positivo como negativo, com informação atualizada diariamente.
2. Implementar estratégias de cobrança preventiva
Uma das formas mais eficazes de reduzir a probabilidade de incumprimento consiste na adoção de ações de cobrança preventiva, seja através de contactos antecipados para recordar a existência de valores em dívida, seja acompanhando desde o início o estado das faturas para identificar eventuais divergências comerciais. Estas práticas permitem uma melhor organização financeira e aumentam a probabilidade de recuperação dos montantes em dívida.
3. Oferecer alternativas de pagamento
Uma forma eficaz de evitar que as dívidas acumulem juros e se tornem mais difíceis de recuperar passa por disponibilizar alternativas de pagamento. A concessão de facilidades, como prazos alargados, pagamentos fracionados ou a eliminação de juros, pode aumentar significativamente as probabilidades de recuperação das contas a receber.
4. Conte com a tecnologia para antecipar cenários de risco
Atualmente, existem soluções que, através da utilização de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, permitem antecipar situações de incumprimento antes de estas ocorrerem. Isto é possível graças à análise do comportamento de pagamento dos potenciais clientes, permitindo identificar fatores de risco que podem comprometer as operações comerciais.
Por este motivo, uma das melhores estratégias para evitar incumprimentos empresariais e controlar a morosidade passa pela adoção de soluções tecnológicas que possibilitem a antecipação destes cenários. Ao otimizar a gestão do risco de crédito, é possível reforçar a segurança das operações e reduzir a probabilidade de dívidas que possam comprometer a saúde financeira do negócio.





