A importância de reduzir o meu DSO, face ao Impacto da subida das taxas de juro

Índice
Compartilhe esta post em:

A subida das taxas de juro nos últimos 2 anos trouxe alguns desafios adicionais à gestão financeira das empresas. O custo do financiamento aumentou substancialmente, o que trouxe uma importância acrescida à gestão da tesouraria das empresas, particularmente relevante nas previsões de recebimento (contas a receber) dos seus clientes.

Na Atlax 360, através da serviço proporcionado pela nossa plataforma Yndika, atuamos em duas vertentes deste enorme desafio.

O 1º conseguimos dar de forma instantânea e permanentemente atualizado, uma real visibilidade da previsão de tesouraria (recebimentos) para os próximos meses, com todo o detalhe necessário, para que os gestores financeiros das empresas possam atempadamente, tomar as melhores decisões de pagamentos e/ou financiamentos externos.

Por outro lado, com o real aumento do custo do dinheiro, as empresas têm-se contraído em recorrer a formas de financiamento externo. Prova disso são os baixos níveis de nos montantes de novos empréstimos concedidos às empresas.

Ganha por isso mais relevância, ter um processo de cobrança mais eficiente, para conseguir reduzir os prazos médios de recebimento, para evitar recorrer a financiamento externo, com taxas de juro mais elevadas.

Na realidade, o que está a acontecer, é que as empresas financiam-se a um custo de 6%, e acabam por inconscientemente financiar os seus clientes a custo zero, através de uma gestão ineficiente do seu DSO.

Na Atlax 360 conseguimos atuar também nesta vertente, tonando o processo de cobrança mais eficiente, permitindo às empresas que utilizam a nossa plataforma YNDIKA, reduzir os seus prazos médios de recebimento reais, em média, entre 8% e 39%.

Isto traduz-se que em algumas empresas, o impacto de redução dos PMR’s em apenas alguns dias, resulta numa POUPANÇA REAL de várias dezenas de milhares de euros ao final do ano, considerando o custo atual do dinheiro.

Paulo Costa
Country General Manager na Atlax 360 Portugal

Compartilhar no:
Posts Relacionadas