A importância das soluções cloud nos negócios

Índice
Compartilhe esta post em:

As soluções cloud tornaram-se muito importantes para qualquer tipo de negócio. Esta tecnologia permite uma gestão de informação rápida, segura e barata. Para além disso, não requer uma infraestrutura complexa alojada na própria empresa. Convém tirar o máximo partido, mas primeiro é preciso conhecer-se bem.

Soluções cloud computing

cloud computing permite o acesso remoto a programas informáticos, armazenamento de dados e o seu processamento.. Todas estas ações executam-se através de internet e em servidores de fornecedores de serviços. Não é preciso instalar aplicações localmente nos computadores da organização que solicita a solução.

Portanto, o acesso a estas soluções é muito simples e barato, e adapta-se à maioria das empresas.. Deste modo, facilitam a gestão dos dados essenciais do negócio e a sua transmissão de maneira completamente segura. E por isso o seu crescimento torna-se imparável graças às suas características, que oferecem uma longa lista de benefícios.

A sua importância para os negócios

As soluções de tecnologia cloud adaptam-se às necessidades de qualquer empresa, pelo que tanto as PME como as multinacionais podem tirar partido delas. Para além de que a infraestrutura pode ser dimensionada à medida que o negócio cresce. Assim, independentemente do tamanho, é possível aceder a essa tecnologia, aumentando assim a competitividade.

Além disso, otimiza a gestão do tempo, principalmente em relação às relações comerciais. Num mundo globalizado, manter uma boa comunicação é essencial. Isso tem de ser o mais ágil possível, independente do canal escolhido. Felizmente, a tecnologia na nuvem permite que todos os membros de uma empresa estejam em sintonia, independentemente do local onde trabalham.

Este último é outro fator a ter em conta. O trabalho dos colaboradores não precisa ser feito no escritório. Ao ter acesso às informações de que precisam em qualquer lugar, potencia-se o teletrabalho. Desde que se possam conectar à rede, terão a possibilidade de aceder a plataforma que a empresa está usando e, assim, realizar seu trabalho em qualquer lugar.

Desta forma, tudo isso é possível sem a necessidade de investir em infraestruturas de armazenamento, como servidores. O fornecedor encarrega-se de oferecê-lo, bem como as tarefas de manutenção e segurança de dados. Além disso, a empresa obtém economias significativas e otimiza seu orçamento, o que lhe permitirá dedicar itens a outras atividades ou decisões que agreguem mais valor.

Tipos de soluções cloud

Dada a sua flexibilidade, não existe uma só solução cloud. Os vários tipos dependem do serviço que oferece o fornecedor e como este gere a infraestrutura. Ao conhecer as diferentes opções pode escolher aquela que melhor se adapta às necessidades da sua empresa.

IaaS

Nas Infraestruturas como Serviço (IaaS), o fornecedor gere a infraestrutura mediante a conexão à rede.. Portanto, cuida dos servidores, da rede e do armazenamento de dados. O serviço baseia-se no aluguer e o utilizador tem acesso através de um programa ou de uma API. Assim, a empresa pode gerir o sistema operativo, as aplicações e outros programas que necessite.

Por outro lado, o fornecedor encarrega-se da gestão e manutenção do hardware, dos servidores e discos rígidos. É o responsável por garantir que infraestrutura esteja sempre ativa, para evitar possíveis interrupções, corrigir problemas e efetuar reparações.

PaaS

Neste caso, o fornecedor gere o hardware e a plataforma de software, por outro lado, o utilizador encarrega-se de gerir a execução dos programas e o uso dos dados.. Este tipo de soluções é muito atrativo para as empresas dedicadas ao desenvolvimento de programas informáticos.

Já o fornecedor é o responsável pela gestão e manutenção do hardware, dos servidores e discos rígidos. É o responsável por garantir que a infraestrutura esteja sempre ativa para evitar possíveis interrupções, corrigir problemas e fazer reparações.

SaaS

Oferece aos utilizadores finais um programa na cloud junto com toda a infraestrutura e plataformas de IT subjacentes. O acesso é realizado a partir de um navegador de internet,, de modo que o fornecedor seja responsável pela manutenção da infraestrutura e da plataforma de software local. Como resultado, a gestão é simplificada com baixas despesas operacionais.

O acesso à plataforma também pode ser feito através de um dispositivo móvel. Obviamente, las atualizações dos programas de computador utilizados e a sua manutenção são da responsabilidade do utilizador.. No entanto, não é preciso instalá-los localmente no computador de cada funcionário. Eles já estão alojados na cloud e disponíveis para quem for usá-los.

Em suma, as soluções cloud adaptam-se às necessidades de qualquer empresa, graças à existência de diferentes tipos com determinadas características. Assim, é possível tirar o máximo proveito, mas sem cair em gastos exorbitantes. Também favorecem o teletrabalho, bem como a gestão ágil dos dados da empresa.

Compartilhar no:
Posts Relacionadas