Automação robótica do processo
Uma das principais aplicações da RPA é o desenvolvimento de bots ou robôs de software, capazes de imitar e aprender certos processos de negócio. Para que estas atividades sejam automatizáveis, devem seguir regras específicas com as quais temos de programar o software para executar as tarefas. Além disso, estes bots têm a particularidade de que podem interagir com outros sistemas ou aplicações de forma semelhante à de uma pessoa. A vantagem é que trabalham sem paragens, mais rápidos e, acima de tudo, com total precisão, sem erros.
Otimização de processos
As soluções de RPA revolucionaram a forma de trabalhar em muitas indústrias, bem como alteraram os protocolos e metodologia de alguns setores. Sem surpresas, a otimização de processos tem servido de ponta de lança para o crescimento das empresas. Entre os seus principais benefícios estão os seguintes:
1. Reduzir os riscos e custos operacionais
As tarefas repetitivas feitas pelas pessoas acabam por ter uma multiplicidade de erros, devido à progressiva falta de atenção. Uma das vantagens de ser feito por robôs é que eles não estarão errados se os programarmos com as métricas corretas. O resultado são procedimentos com menos erros e com um custo mais baixo derivado deles.
2. Crescimento do negócio
O potencial oferecido por estas soluções permite à nossa empresa operar em setores ou locais que, devido a limitações de pessoal ou de tempo, não podíamos fazer antes. As máquinas operacionais são mais rápidas e é mais simples do que recrutar e ensinar novos colaboradores.
3. Maior organização
A utilização de RPA não se destina a substituir pessoas, mas sim a redirecionar o seu potencial para atividades verdadeiramente necessárias. Em todas as empresas, há uma série de tarefas burocráticas e aborrecidas para as quais não é necessário utilizar o talento humano. Pelo contrário, há outras tarefas mais relacionadas com a estratégia em que é necessário o talento humano.
Melhoria da produtividade
Todos os benefícios acima (e mais alguns) podem ser resumidos num: a automatização do processo robótico melhora a produtividade da empresa. Estes sistemas executam tarefas mais rapidamente e a um custo mais baixo. Desta forma, pode libertar recursos humanos para lidar com outras atividades de maior valor e, ao mesmo tempo, trazer-lhes satisfação pessoal.
Outra razão que faz com que a produtividade da sua empresa aumente é a ligação de diferentes ferramentas de software numa plataforma central. Tal plataforma é um RPA que reúne os dados gerais da sua empresa, oferecendo não só uma visão geral da organização, mas também os detalhes mais específicos.
Com esta informação, os colaboradores têm maiores facilidades quando se trata, por exemplo, de fazer contratações, atualizar formulários, recolher dados, processar faturas, etc. Em muitas ocasiões, o software pode cuidar destas atividades de ponta a ponta, sem intervenção humana.
Em linha com isto, a capacidade de aprender com estes sistemas robóticos permite-lhe realizar ações “inteligentes” e autónomas, apenas “vendo” o comportamento das pessoas. De facto, os sistemas mais avançados podem funcionar com diferentes aplicações ao mesmo tempo.
Exemplos:
Um bom exemplo de RPA, que é cada vez mais difundido, é o uso de bots para casos simples de atendimento ao cliente. Atualmente, o utilizador nem sempre quer falar com um agente, só precisa de respostas rápidas às suas dúvidas e, o mais importante, a qualquer momento.
Com os sistemas automatizados, podem ser realizadas duas ações básicas: encomendar todas as consultas e dar respostas simples. Como alternativa à automação, as empresas costumam dar respostas na sua secção web de “Perguntas Frequentes”. No entanto, entre outras funções, um bot pode ser programado para aumentar o número de respostas, e é aqui que podem dar uma vantagem competitiva.
Faturação com RPA
Outro exemplo de RPA é o processamento de faturas recebidas, evitando assim pagamentos incorretos ou atrasados que muitas vezes isso o implica. Mas e as faturas em papel? Muitas empresas ainda utilizam este formato nas suas transações, mas não é um problema porque pode ser automatizado usando um scanner OC
Uma vez no sistema, o software RPA faz algumas funções relevantes, tais como automatizar dados, erros de reconciliação e até mesmo tomar determinadas decisões. Isto reduz consideravelmente a intervenção humana. De facto, as soluções mais avançadas são capazes de automatizar todo o processo de faturação até que o fornecedor receba o pagamento.
Em suma, as soluções de Automação de Processos de Robótica (RPA) automatizam muitos dos processos industriais com muita precisão. Isto oferece inúmeras vantagens para as empresas, entre as mais importantes, o aumento da produtividade e a minimização de erros.