Serviços na Cloud: um novo imperativo para empresas de sucesso

Índice
Compartilhe esta post em:

O ecossistema tecnológico em Cloud baseado em dados e aplicações oferece múltiplos benefícios para as empresas: sofisticação, escalabilidade, segurança, digitalização para ativos de TI…. Conscientes disso e dadas as circunstâncias globais, em 2021 o investimento nesta tecnologia atingiu níveis históricos que atingiram mais de 167.000 milhões de euros, mais 35% do que em 2020. No entanto, a implementação de soluções em Cloud privadas pode adicionar complexidade e exigir investimentos iniciais significativos em software. Para ajudar as empresas a adotar esta tecnologia, começamos por rever o conceito de Cloud e algumas dicas na sua implementação que incentivam o sucesso das empresas.

O que são Serviços na Cloud

Serviços na cloud ou computação na cloud é um termo geral que se refere à prestação de serviços de computação (incluindo servidores, armazenamento, bases de dados, redes, software, análise e inteligência) através da Internet para fornecer maior inovação e recursos adaptáveis. Estes serviços estão divididos em três tipologias:

  1. Infrastructure as a Service (IaaS)
  2. Platform as a Service (PaaS)
  3. Software as a Service (SaaS).

O objetivo comum é proporcionar um acesso fácil e escalável aos recursos informáticos e aos serviços de TI, bem como trazer benefícios como a redução dos custos operacionais, pagando apenas pelo que é utilizado, gerindo as infraestruturas de forma mais eficiente e a escalabilidade à medida que as necessidades do negócio mudam.

Tendo clara a sua definição, objetivos e alguns benefícios, que previsões conhecemos sobre o seu desenvolvimento nas empresas para os próximos anos?

1. Eliminação de barreiras entre fornecedores com abordagens multi-cloud aumentadas

O tempo e os novos hábitos de trabalho farão com que mais empresas se concentrem no desenvolvimento de serviços baseados na cloud para simplificar as operações entre plataformas, permitindo aos utilizadores partilharem facilmente dados entre parceiros utilizando diferentes aplicações, plataformas e padrões de dados. Isto requer que os fornecedores de serviços em cloud avaliem os seus atuais modelos de entrega para aproveitar a tendência da multiplicidade de cloud, que está a aumentar exponencialmente.

2. AI melhorará significativamente a computação em cloud

As empresas começaram recentemente a alavancar a Inteligência Artificial (IA) ara aumentar o valor que a computação em cloud proporciona. Nos próximos anos, a CLOUD AI terá o potencial de proporcionar redução de custos, integração inteligente da automatização, maior visibilidade, insights mais profundos, melhor gestão de dados e segurança.

3. Emergência do ambiente de trabalho como serviço

Os modelos de trabalho remoto estão aqui para ficar, e a prova são os dois anos que passaram desde que o teletrabalho foi imposto, inicialmente por obrigação e agora por flexibilidade em muitos casos. Os postos de trabalho serão entregues como um serviço de cloud aos colaboradores, independentemente de onde estejam. Ao adotar o “desktop as a service”, as organizações podem eliminar o custo de upgrade de hardware, aumentar a eficiência, racionalizar a gestão, melhorar a colaboração e a interoperabilidade e garantir uma segurança robusta.

Porque é que a migração para a cloud ajuda o seu negócio a ter sucesso

1. Poupança de custos

Uma das razões mais atraentes para se mudar para a cloud é a poupança de custos. Com a computação em cloud, a necessidade de pagar grandes quantidades de espaço de armazenamento é instantaneamente eliminada, bem como a necessidade de comprar, instalar e atualizar vários softwares caros. Com a cloud só se paga por aplicações quando são necessárias, e muitas delas podem ser acedidas gratuitamente. Portanto, o uso pode ser facilmente dimensionado para se adaptar às suas necessidades e ajustar-se aos picos ou quedas na procura.

2. Facilidade de utilização e aumento da capacidade de armazenamento

A computação em cloud é fácil de implementar e para a sua implementação não há necessidade de uma equipa técnica, pode ser feita por qualquer pessoa familiarizada com o ambiente digital. Além disso, a cloud também oferece capacidade de armazenamento praticamente ilimitada e é totalmente adaptável às diferentes necessidades de armazenamento que podem surgir ao longo da atividade empresarial.

3. Agilidade, flexibilidade e escalabilidade.

A computação em cloud também oferece muito mais flexibilidade e agilidade em comparação com os métodos tradicionais de computação. Os colaboradores já não dependem do espaço físico e poderão aceder a ficheiros e dados onde quer que estejam, 24 horas por dia. Além disso, também poderão trabalhar em colaboração em documentos e ficheiros, mesmo quando não estejam fisicamente na mesma sala, o que poupa tempo de envio e facilita a segurança de estar a trabalhar na versão correta, uma vez que os documentos podem ser vistos e editados simultaneamente a partir de vários locais dos utilizadores.

Para todas estas razões, os serviços baseados na cloud são a solução perfeita para todas as empresas que querem uma infraestrutura de TI mais fiável, personalizável e escalável, e, portanto, uma organização mais bem-sucedida independentemente da sua dimensão. No entanto, a implementação de soluções próprias em cloud privada pode adicionar complexidade e exigir investimentos iniciais significativos em software, bem como uma gestão e supervisão robustas. Se for esse o caso, é aconselhável ter uma infraestrutura de cloud subcontratada que permita às organizações crescer estrategicamente, melhorar as suas relações com os clientes e expandir-se globalmente sem ter de pensar em enormes despesas e responsabilidades.

Compartilhar no:
Posts Relacionadas