Metodologia e desenvolvimento Agile: 3 passos para beneficiar a sua empresa

Índice
Compartilhe esta post em:

A gestão Agile é uma metodologia de gestão de projetos que se baseia na utilização de várias fases de ação. Isto possibilita agir a tempo para garantir que as mudanças sejam aplicadas em cada etapa de desenvolvimento, agir rapidamente com base no feedback e colaborar dentro do prazo e do orçamento de um projeto. Estes benefícios, entre outros, fazem com que a metodologia Agile seja uma prática comum nas principais empresas tecnológicas do mundo, ainda que muitos aspetos do processo sejam mal entendidos ou mal utilizados.

Para isso, vamos especificar mais esta metodologia. O chamado desenvolvimento de software Agile faz referência a um conjunto de boas práticas, metodologias e valores de equipa para produzir código de software de forma mais rápida, permitindo às organizações adaptarem-se rapidamente às necessidades em constante mudança, de clientes e concorrência. Uma questão interessante para qualquer pessoa que queira impulsionar o seu negócio, que veremos em detalhe a seguir, através de 3 benefícios claros.

Redução de Riscos

Como referimos, o desenvolvimento Agile fomenta ciclos de trabalho curtos com entregas mais frequentes, o que faz com que o trabalho seja revisto a cada ciclo ou entrega promovendo uma auditoria constante da qualidade do produto ou serviço. Ao proporcionar sempre uma versão funcional do produto, mesmo nos estágios iniciais, esta metodologia também permite às organizações chegar mais cedo ao mercado, gerando receita, enquanto vão melhorando o produto. Como resultado, os recursos raramente são desperdiçados.

Além dos testes constantes, as equipas Agile também se destacam por manter o cliente envolvido em todo o processo de desenvolvimento, assegurando assim o alinhamento dos objetivos e das expectativas.

Desta forma elimina-se o risco da equipa gastar muito tempo com as prioridades erradas. Mais uma vez, os recursos são otimizados.

Melhor qualidade do produto

As metodologias Agile centram-se em impulsionar o valor real do negócio. Com a implementação da entrega contínua, as equipas podem aumentar as sessões de feedback e eliminar as ações e bloqueios desnecessários garantindo que cada entrega é totalmente testável. Estas melhorias e testes constantes ajudam a manter e melhorar a qualidade do serviço sem sacrificar a velocidade do trabalho.

Testar e ajustar é uma parte integrante dos ciclos de trabalho do desenvolvimento Agile de produtos. Em cada etapa do processo, e em cada lançamento, a equipa testa o produto e faz qualquer alteração que possa surgir internamente (erros ou problemas de rendimento) ou a nível externo, como por exemplo uma alteração das necessidades do cliente.

O resultado é um produto em evolução constante, de modo que quando finalizado, cresceu e aprendeu com o seu ambiente, reduzindo assim a possibilidade de não satisfazer as necessidades do mercado ou dos clientes. As metodologias Agile também dão mais valor aos resultados do que aos produtos, o que significa que o objetivo da equipa deve ser sempre encontrar a forma mais eficiente e simples de alcançar os objetivos de negócio do cliente. Um excelente produto não significa o mais robusto, mas sim aquele que aborda com maior precisão as necessidades do cliente.

Equipas de alto rendimento

A agilidade tem a ver com a colaboração e comunicação da equipa de trabalho. A comunicação entre os membros da equipa aumenta a transparência enquanto lembra o objetivo comum, o que fomenta um melhor trabalho. A maior transparência traduz-se no que as equipas são capazes de trabalhar juntas de forma eficaz e onde cada membro tem a sua própria voz.

Isto começa com a estrutura de uma equipa onde se estabelecem de forma clara os diferentes papeis: desde o responsável do produto, à pessoa que desenvolve o produto, ao analista de qualidade do negócio e ao Scrum Master. Por outro lado, esta metodologia permite que haja uma estreita colaboração entre todos os stakeholders do cliente, permitindo antecipar mudanças e reajustes rápidos e assim dar aos seus clientes exatamente o que precisam e quando precisam.

Em suma, já conhece como a implementação da metodologia Agile pode ajudar a satisfazer as necessidades do cliente num processo de trabalho muito mais rápido e ágil, garantindo o dinamismo do seu negócio.

Compartilhar no:
Posts Relacionadas